Como é realizada uma perícia médica?
- guilherme741
- 21 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Vale lembrar que a perícia médica é muito diferente de consulta médica e exige profissionais qualificados para assegurar a competência legal de forma individualizada em cada caso em específico.

Você sabe como é realizada uma perícia médica? Essa pergunta pode parecer óbvia para quem já passou por essa situação, mas para muitos colaboradores de empresas é uma questão que chega até assustar, ainda há aqueles que não sabem o que isso realmente significa.
Como é realizada uma perícia médica?
A perícia médica deve ser realizada quando, por exemplo, ocorre um acidente de trabalho e a pessoa faz a abertura da CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho). A fim de analisar e atender o colaborador e as empresas é essencial os serviços de um perito médico para que acompanhe todas as fases do processo, prestando assistência no que se refere à saúde e segurança laboral de todos, além da elaboração de parecer/ laudo técnico para a composição de laudos oficiais de alta qualidade e conteúdo.
Quais são os tipos de acidentes de trabalho?
Podemos considerar quatro acidentes distintos relacionados ao trabalho:
Acidente Típico: ocorre pelo exercício do cargo, função, ou emprego no ambiente de trabalho provocando lesão corporal, perturbação funcional ou mental).
Acidente de Trajeto: ocorre no percurso da residência para o trabalho ou vice-versa.
Doença Relacionada ao Trabalho: consiste na doença em que a atividade laboral é fator de risco desencadeante, contributivo ou agravante de um distúrbio latente ou de uma doença preestabelecida. Ela estará caracterizada quando, diagnosticado o agravo, for possível estabelecer uma relação epidemiológica com a atividade laboral. As doenças endêmicas, contraídas no exercício do trabalho, também entram na categoria.
Doença Profissional: são decorrentes, desencadeadas ou agravadas pelo exercício de trabalho peculiar a determinada atividade profissional ou adquirida em função de condições ambientais específicas em que se realiza o trabalho. A causa da ocorrência é necessariamente a atividade laboral.
O que é a perícia médica?
A perícia médica em si é a atribuição privativa de médico perito que realiza serviços de extrema competência no quesito de inspeção médico pode concluir se o indivíduo é portador ou não de doença ou ainda vítima de alguma sequela proveniente de acidente. Desta forma define se está apto ou inapto para exercer a ocupação em questão.
Como é o exame médico-pericial?

Ao perito médico /assistente técnico cabe diligenciar criteriosamente no sentido de verificar as diferentes hipóteses de abordagem da matéria técnica objeto da prova pericial, tentando fazer com que o perito nomeado pelo juízo perceba as diferentes interpretações da matéria fática sob estudo, para que não seja o seu cliente prejudicado com visões unilaterais, distorcidas da realidade ou que não sejam suficientemente abrangentes para dar ao juiz da causa subsídios amplos para o esclarecimento da matéria fática sob exame.
O exame médico-pericial tem como objetivo analisar e definir o vínculo de causa e efeito entre:
- O acidente e a lesão;
- O desempenho de atividade e riscos pessoais e terceiros;
- Doença ou sequela de acidente bem como a incapacidade física/ mental;
- Doença ou acidente e exercício laboral;
- Doença ou acidente e sequelas temporárias ou permanentes;
- Doença ou lesão e óbito.
Assistência técnica em perícias médicas
No Brasil, podemos destacar empresas especializadas que oferecem a prestação de serviços de assistência técnica em perícias médicas e de Engenharia na área judicial e extrajudicial como a AR Perícias que atende clientes em todo o país.
A empresa atua como assistentes técnicos em processos cíveis e trabalhistas acompanhando todas as fases dos processos. Além disso, conta com uma equipe com vasta experiência e carreira sólida na área de perícias que é constituída de médicos, advogados e engenheiros que atuam em diversas áreas.
Confira abaixo todas as fases da assistência técnica em perícias médicas que a AR Perícias Médicas e de Engenharia oferece a todos os clientes:
Fase 1: Análise da petição inicial e documentos pertinentes para destacar pontos relevantes e contrários.
Fase 2: Elaboração de quesitos com indicação dos assistentes mais indicados e/ou do parecer técnico preliminar para embasar a defesa.
Fase 3: Acompanhamento da avaliação pericial médica, técnica e de condições ergonômicas.
Fase 4: Elaboração de parecer técnico, como também a apresentação de elementos técnicos e específicos sobre os trabalhos acompanhados.
Fase 5: Elaboração de subsídios para a manifestação sobre as conclusões e opiniões periciais bem como a elaboração de quesitos objetivos.
Fase 6: Elaboração de subsídios e quesitos complementares, assim como reunir evidências que permitam embasar o recurso para a segunda instância.
Quer conferir mais sobre os serviços prestados pela AR Perícias Médicas e de Engenharia? Entre em contato e agende uma visita!
AR Perícias Médicas e de Engenharia
E-mail: contato@arpericias.com.br
Tel.: (19) 3829.0255
Siga a empresa e confira mais notícias nas redes sociais:
Facebook: AR Perícias Médicas e de Engenharia









































Comentários