Você sabia que aumentou o número de demanda indenizatória contra médicos com a judicialização da med
- guilherme741
- 7 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Erros médicos existem e deles resultam os processos administrativos e judiciais que se espalham pelo Brasil, o profissional deve estar preparado para enfrenta-los.
Você sabia que aumentou o número de demanda indenizatória contra médicos com judicialização da medicina? A situação é preocupante e pode ser constada por meio dos números apresentado pelo setor. No total, são cerca de 28 mil médicos brasileiros processados nas esferas civil, ética ou criminal. O problema é que diversos fatores contribuem para a questão que preocupa as autoridades, conselhos da categoria e autoridades no Brasil.
Números de demanda indenizatória contra médicos crescem com a judicialização da medicina
Na última década, o Brasil aumentou em 1.600% o volume de processos judiciais referentes a médicos, sendo que 180% destes profissionais foram condenados por tribunais dos Conselhos Regionais de Medicina. Os dados são do Superior Tribunal de Justiça, que ainda levantou que 7% dos médicos brasileiros respondem a processos judiciais.
Os números crescem já que a maioria da população tem mais acesso à informação e existem centenas de profissionais malformados pelas faculdades do país. O problema amenta à medida que crescem os números de instituições de medicina que investem em um ensino precário.
Motivos dos erros médicos e as contestações na Justiça
Além das instituições, um dos principais motivos que resultam em erros médicos são que muitos profissionais começam a atuar no mercado, muitas vezes, sem realizar a chamada residência médica.
Outro fator que resulta em erro médico comum no Brasil é a péssima condição de trabalho oferecida ao médico, principalmente, na rede pública. Muitos hospitais não possuem infraestrutura básica para atendimento de urgência e emergência ou são mal equipados. Muitos profissionais ainda são mal remunerados e atuam em uma carga horária de trabalho superior à prevista, em lei. Muitos deles, acabam por trabalhar mais de 24 horas seguidas!
As especialidades mais denunciadas da medicina
Dentre as especialidades que contribuem para o cenário em que ajuda a aumentar o número de demanda indenizatória contra médicos com judicialização da medicina estão: ginecologia e obstetrícia, seguidos de ortopedia, traumatologia e clínica médica. Destaque para a insistência para a realização de partos naturais na rede pública como campeão absoluto de processos.
Entre os números que chamam atenção: 47% das cirurgias plásticas no Brasil são questionadas em ações na justiça. Outro dado que pode ser citado é com relação a punição dos profissionais: o CRM julgou até hoje, 43% dos médicos culpados nas denúncias e ações.
Para se precaver dos prejuízos, alguns médicos estão contratando Seguros e Responsabilidade Médica.
Denúncias são constantes - O que fazer?
Hoje em dia, a legislação de Defesa aos Direitos do Consumidor está mais difundida no País e o cidadão tem exercido, cada vez mais, o papel de cobrança. Por isso, qualquer pessoa pode ser autor e denúncia, inclusive, no Conselho Regional de Medicina da região. É possível formalizar uma denúncia contra o profissional, hospital ou até instituição que presta o serviço médico.
Perícias Cíveis e erro médico
Empresas como a AR Perícias Médicas e de Engenharia atua nas esferas judicial e administrativa em defesa de profissionais médicos envolvidos em ações cíveis, inquéritos policiais, ações penais e processos administrativos instaurados para apurar fatos relacionados ao exercício da Medicina/ Erro Médico.
Como já foi citado, atualmente, cerca de 28 mil médicos brasileiros estão sendo processados, seja na esfera cível, ética ou criminal. Contam-se como fatores que contribuíram para este número de litígios judiciais: o fortalecimento dos direitos do consumidor, a democratização do acesso ao Poder Judiciário, a proliferação das faculdades de Medicina e de Direito, o nível de informação alcançado pelos pacientes e, consequentemente, o aumento da sua exigência quanto ao serviço médico.
Desta forma, o que se conclui é que o profissional da Medicina se encontra em uma posição de grande vulnerabilidade, sendo essencial que este passe a conhecer essa nova realidade de grande demanda judicial e se preparar para enfrentá-la com a ajuda empresas sérias como a AR Perícias.
Sobre a AR Perícias Médicas e de Engenharia
A AR Perícias Médicas e de Engenharia realiza a prestação de serviços de assistência técnica em perícias médicas e de engenharia, na área judicial e extrajudicial para clientes corporativos de todo o país. Conta com uma equipe multidisciplinar constituída de médicos, advogados e engenheiros que atuam em diversas áreas de modo a prestar assistência referente à saúde e segurança laboral.
Com vasta experiência no mercado, os profissionais atuam como assistentes judiciais elaborando laudos oficiais de alta qualidade e conteúdo que servem de embasamento para inúmeras sentenças.
AR Perícias
Contato: (19) 3829-0255
E-mail: contato@arpericias.com.br
http://www.arpericias.com.br/
Redes Sociais









































Comentários